Apoie o DCM

Dilma fala em “xenofobia absurda” contra empresas chinesas que venceram leilão de Libra

A presidente da República, Dilma Rousseff, atacou o que considera uma “xenofobia absurda” contra as empresas chinesas que integram o consórcio vencedor do leilão do campo de Libra. Em cerimônia no Palácio do Planalto com prefeitos, Dilma voltou a exaltar o sucesso do leilão e defender o regime de partilha.

“As duas chinesas são empresas grandes internacionais de petróleo e é bom que se diga ao Brasil para acabar com uma absurda xenofobia: grandes parceiras internacionais. Controlam os fluxos internacionais de petróleo e tem muita reserva”, disse a presidente durante anúncio de investimentos da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

Concluído na segunda-feira, o leilão de Libra foi vencido pelo único consórcio participante, composto pelas empresas Petrobras, Shell Brasil, a francesa Total e as chinesas CNPC e CNOOC.

Criticada pela oposição por “privatizar” o petróleo da camada pré-sal, Dilma voltou a falar sobre a diferença entre concessão e modelo de partilha, no qual o governo ficará com 41,65% do lucro do óleo, além dos royalties. “Nós sabemos o que esse campo vai gerar em 35 anos. Em torno de R$ 1 trilhão é o que ficará para a União. Por isso foi um sucesso”, disse.

 

SAIBA MAIS

TERRA