Dilma: “O golpe não terminou. A 2ª etapa pode ser muito mais radicalizada e repressora”

De Dilma ao Sul21, em entrevista a Marco Weissheimer:

 

A senhora viveu dois golpes, em épocas distintas, com características distintas. O cientista político Wanderley Guilherme dos Santos disse que o golpe de 2016 tem um caráter mais anti-nacional que o de 1964. Você concorda com essa avaliação e acredita que corremos o risco de um processo maior de repressão e fechamento político, considerando recentes declarações de Eliseu Padilha e do próprio Michel Temer?

Dilma Rousseff: Eu concordo que é mais anti-nacional. Também acho isso. Por outro lado, acho estranho o Exército aceitar um papel de repressão. Eles têm uma atribuição de ser uma força de dissuasão e não de repressão. E não gostam disso. Não querem que o Exército vá para a rua brigar com policiais, por exemplo. Só se mudaram muito de maio de 2016 para hoje. Um exército não pode se dar ao luxo de reprimir a sua própria população. Isso é muito complicado e não significa garantia da lei e da ordem. O exército não é um órgão de repressão de movimentos e grandes lutas urbanas. E não pode se tornar isso. Não acredito que os oficiais que estão hoje na direção do Exército concordem com isso.

Sul21: Há alguma resistência visível, dentro das forças armadas, ao desmonte de projetos que vinham sendo tratados como estratégicos, como o da construção do submarino nuclear, por exemplo?

Dilma Rousseff: Para a Marinha, é gravíssimo. Há três grandes projetos envolvendo cada uma das forças. Para a Aeronáutica era a construção do caça por meio de uma parceria de incorporação de tecnologia com a Suécia. Para a Marinha, é todo o programa do submarino nuclear. Esse processo avançou muito. Uma parte da engenharia estava lá na França e outra parte estava aqui construindo um submarino não nuclear. A interrupção desse projeto é gravíssima. É algo que, por questões de segurança nacional, não poderia ser interrompido. Para o Exército, havia dois grandes projetos, um sobre a guerra cibernética e outro relacionado ao parque industrial de armas medias e pesadas, alem da proteção de espaços estratégicos como linhas de transmissão complexas que, se caírem, fazem cair um pedaço do Brasil. Esses projetos estão baseados em uma visão dupla com a qual trabalhamos, de construção soberana de uma indústria militar e de garantia da segurança nacional. Há um programa que foi construído a partir dessa visão.

Kiko Nogueira

Diretor do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Kiko Nogueira

Recent Posts

VÍDEO: Festival em SC proíbe rapper de participar de batalha de rima após críticas Bolsonaro

A rapper Dre Araújo denunciou em suas redes ter sido agredida e impedida de participar…

22 minutos ago

VÍDEO: mãe de Carlinhos, morto vítima de bullying, diz que filho queria ‘ficar forte’ para defender amigos

Carlos Teixeira, conhecido como Carlinhos, aluno do sexto ano de uma escola pública em Praia…

36 minutos ago

Engenheiro quer ampliar indenização de R$ 10 mil que Latam foi condenada após morte de cão em 2021

O engenheiro civil Giuliano Conte busca, através da Justiça, aumentar o valor da indenização de…

54 minutos ago

Musk visita China pela 2ª vez em 1 ano e se reúne com primeiro-ministro do país

No domingo (28), Elon Musk, dono do X e CEO da Tesla, fez sua segunda…

1 hora ago

Dona de Belzebu que viralizou constrói cemitério de R$ 2 milhões para pombagiras

Mãe Michelly da Cigana, dona da famosa estátua de Belzebu que virou ponto turístico em…

1 hora ago

TSE retoma julgamento que pode cassar bolsonarista Jorge Seif nesta terça

Na terça-feira (30), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma o julgamento que decidirá se o…

1 hora ago