Dilma reafirma em mensagem ao Congresso pacto contra inflação
Dilma aproveitou nesta segunda-feira mensagem encaminhada ao Congresso para relembrar os parlamentares do pacto pela responsabilidade fiscal firmado com eles no final do ano passado e, em resposta, os presidentes da Câmara e do Senado voltaram a afirmar que o Parlamento não tem intenção de prejudicar as contas públicas.
Em sua mensagem, levada ao Congresso pelo novo ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, Dilma disse que manterá no quarto ano de seu governo os compromissos com a responsabilidade fiscal e com o controle da inflação, afirmando inclusive que seu governo está determinado a realizar medidas que levam a inflação para o centro da meta.
“Manteremos em 2014 uma gestão das contas públicas compatível com a continuidade da política de profundo compromisso com a responsabilidade fiscal. Para o que contribuirá, entre outras medidas, o pacto que firmamos com as principais lideranças políticas do Congresso Nacional”, afirmou Dilma na mensagem lida durante mais de uma hora pelo senador João Vicente Claudino (PTB-PI).
No final de 2013 o governo assinou com lideranças parlamentares um pacto pelo qual deputados e senadores se comprometiam a não aprovar matérias que pudessem impactar nas contas do governo.
A leitura da mensagem marca a abertura dos trabalhos legislativos de 2014, ano que já inicia com dificuldades no Parlamento, pautas polêmicas e um grande volume de matérias a serem votadas em um prazo apertado, por conta da Copa do Mundo do Futebol, em junho, e das eleições, em outubro.
Dilma lembrou que pelo décimo ano seguido a inflação ficou dentro do intervalo de tolerância da meta, que é de 4,5 por cento ao ano com margem de dois pontos para mais ou para menos.
“Reafirmo nossa determinação com medidas orientadas para a convergência da inflação para o centro da meta”, afirmou.
Saiba Mais: Reuters