Apoie o DCM

Dilma viaja menos da metade que Lula ao exterior

Da bbc:

Levantamento da BBC Brasil feito com base em informações divulgadas no site da Presidência da República mostra que, durante seu primeiro mandato, a presidente Dilma Rousseff reduziu quase pela metade o tempo destinado a visitas a outros países na comparação com seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva.

Nesta semana, ela faz sua primeira viagem internacional do segundo mandato para prestigiar a posse do colega boliviano Evo Morales, reeleito pela segunda vez. A presidente cancelou sua ida ao Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, para ir à capital boliviana, La Paz ─ o que sinaliza uma reaproximação entre os dois países após um relação fria nos últimos quatro anos.

Para analistas ouvidos pela BBC Brasil, a significativa redução do número de viagens internacionais da presidente em relação a Lula são um indicativo da menor prioridade dada à agenda do Itamaraty nos últimos quatro anos.

Em seu primeiro mandato, a presidente passou 144 dias fora do país em visitas de Estado ou encontros multilaterais, uma redução de 46,5% ante o observado no segundo mandato do presidente Lula. Ele esteve fora do Brasil por 269 dias entre 2007 e 2010.

Na comparação com o primeiro mandato de Lula (2003-2006), Dilma destinou um terço menos tempo para viagens ao exterior. O antecessor passou 216 dias fora do país.

A presidente viajou menos dias também que Fernando Henrique Cardoso (165 dias entre 1995 e 1998 e 159 dias entre 1999 e 2002), embora tenha visitado em média mais países.