Apoie o DCM

Dinamarca veta redes sociais para menores de 15 anos

Bandeira da Dinamarca. Imagem: reprodução

O governo da Dinamarca chegou a um acordo para proibir que menores de 15 anos usem redes sociais, medida anunciada nesta sexta-feira (7). O projeto, proposto pela primeira-ministra Mette Frederiksen em setembro, ganhou apoio da maioria dos partidos no Parlamento e busca proteger a saúde mental de crianças e adolescentes.

O governo ainda não informou quais plataformas serão afetadas nem como a proibição será aplicada, mas maiores de 13 anos poderão acessar as redes com autorização dos pais. O acordo prevê investimento de 160 milhões de coroas dinamarquesas (R$ 132 milhões) para fortalecer a proteção online, reforçar a Lei de Serviços Digitais da União Europeia e combater publicidade ilegal de influenciadores.

O país segue o exemplo da Austrália, que em dezembro se tornará o primeiro país a proibir redes sociais para menores de 16 anos. A lei australiana prevê multas de até 50 milhões de dólares australianos (R$ 173 milhões) para plataformas que descumprirem a regra, incluindo Reddit, Kick, Facebook, Instagram, Snapchat, Threads, TikTok, X e YouTube.