Apoie o DCM

“Dinheiro esquecido”: saiba como resgatar valores no Banco Central

Consultas sobre valores retidos devem ser feitos pelo site do Banco Central. Foto: reprodução

O Banco Central anunciou que mais de R$ 9 bilhões estão disponíveis para resgate no Sistema de Valores a Receber (SVR), serviço que permite consultar e recuperar dinheiro esquecido em bancos, consórcios e outras instituições financeiras. A partir desta terça-feira (27), os usuários podem habilitar uma solicitação automática de resgate, agilizando o processo que antes era manual.

Para consultar e solicitar os valores, é necessário acessar exclusivamente o site oficial do BC: https://valoresareceber.bcb.gov.br. “Os valores serão liberados prioritariamente via Pix para quem fornecer uma chave cadastrada”, explicou o BC. Quem não tiver chave Pix deve criar uma ou entrar em contato diretamente com a instituição para combinar a forma de recebimento.

A novidade da solicitação automática está disponível apenas para pessoas físicas com conta gov.br de nível prata ou ouro e verificação em duas etapas ativada. “É importante ressaltar que o cidadão não receberá aviso do BC quando o valor for creditado – o depósito será feito diretamente pela instituição financeira”, alertou a instituioção.

Para herdeiros e representantes legais de pessoas falecidas, ainda é necessário preencher um termo de responsabilidade e seguir procedimentos específicos com as instituições.