Dino agenda audiência de conciliação entre Mendes e Kajuru no STF

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), agendou uma audiência de conciliação para 29 de maio entre o também ministro Gilmar Mendes e o senador Jorge Kajuru (PSB). O embate judicial surgiu de declarações de Kajuru acusando Mendes de “vender sentenças”. O senador pediu ao STF a rejeição da denúncia, argumentando retratação prévia no Senado.
O inquérito sob relatoria de Dino teve início após denúncia da Procuradoria-Geral da República contra Kajuru. A audiência de conciliação é um passo previsto pela lei antes da análise da denúncia. A PGR solicitou a perda do mandato do senador em caso de condenação.
Em 2020, o senador questionou o “patrimônio incompatível” do ministro alegando que seria resultado da suposta venda de sentenças. “A CPI da Toga vai te convocar. Você vai ser o primeiro a ser questionado. Nós queremos saber como você tem R$ 20 milhões de patrimônio, de onde você tirou? De Mega-Sena? De herança de quem? Foram das sentenças que você vendeu, seu canalha”, afirmou Kajuru.
Vergonhoso é o Gilmar Mendes com seu Patrimônio incompatível #NinguemDerrubaBolsonaro pic.twitter.com/vnzuMJ0MzU
— Claudio Bueno (@claudiorbds) June 14, 2020