Dirceu: morte de surfista mostra que o Brasil ‘precisa enfrentar a violência de suas polícias’
Do blog de Dirceu:
O assassinato, a tiros, do surfista Ricardo dos Santos, de Santa Catarina, pelo policial Luiz Paulo Mota Brentano traz à pauta nacional um dos temas caros a este blog: o total despreparo das polícias brasileiras e a necessidade imperiosa de nos debruçarmos sobre o problema para o debelarmos o quanto antes.
Não há outra ou outras saídas: precisamos desmilitarizar as PMs, unificar as polícias e mudar radicalmente os currículos das academias que treinam e formam as tropas militares no país. Toda essa ação e acompanhamento da ação policial hoje, constitucionalmente, ainda é de responsabilidade dos Estados.
No último fim de semana (domingo pp), reportagem publicada em O Globo indicava a escalada ascendente da violência policial. Os levantamentos em que se baseou o jornal para a reportagem indicam que as polícias em São Paulo e no Rio de Janeiro – os Estados de maiores contingentes policiais no país – chegaram, em média, a matar 30% a mais do que mataram nos anos anteriores. Fica tudo encoberto, elas se protegem sob o manto dos tais “autos de resistência”, a alegação das polícias de que elas matam em confrontos.
(…)