Apoie o DCM

Diretor de “O homem que copiava” descobre cópia filmada na Índia

Cena do filme “O homem que copiava”. Imagem: Divulgação

O cineasta e diretor do filme “O Homem que Copiava”, Jorge Furtado, descobriu, na Índia, um filme com exatamente o mesmo roteiro do seu. A cópia, claro, não foi autorizada, mas o diretor não pretende processar os indianos.

De acordo com Furtado, o filme repete roteiro e cenas idênticas do original. Na história, que se passa em Porto Alegre, Lázaro Ramos interpreta um jovem que passa a falsificar notas em uma fotocopiadora. “O Homem que Copiava” foi lançado em 2003 e o similar em 2009.

“Não é inspirado nem nada, eles copiaram o roteiro. Não é tudo igual, porque tem uns musicais no meio, como todo filme indiano tem”, disse Furtado ao g1.

A obra indiana, batizada “Currency”, é do diretor Swathi Bhaskar que, por meio de uma rede social, afirmou não conhecer o filme brasileiro. “Não conheço o filme de que você está falando. Deixe-me tentar assistir ao filme brasileiro e te aviso. Obrigado”, respondeu ao g1.

Jorge Furtado explicou que foi procurado por produtores indianos em 2003, após receber um prêmio. “Desde então produtores indianos fizeram propostas para comprar o roteiro e refilmar a história na Índia. Como nós nunca chegamos a um acordo (a oferta de grana era ridícula) eles desistiram de comprar o roteiro, mas não de fazer o filme. E fizeram, roubando o roteiro”, escreveu o diretor nas redes sociais.

Por causa da dificuldade em conseguir alguma reparação no país asiático, Jorge Furtado disse ao g1 que não pretende processar o diretor indiano. “Fiquei mais pensando em sacanear, pegar o filme deles e dublar”, ironizou.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link