Diretor do Instituto Lula chama Ciro de “Pinóquio rancoroso”

Foto: Reprodução
Paulo Tarciso Okamotto, ex-presidente e atual diretor do Instituto Lula, chamou Ciro Gomes de “Pinóquio rancoroso” e respondeu as acusações feitas por ele. Em nota, ele lembrou das mentiras espalhadas pelo pedetista em entrevista ao Flow Podcast e rebateu todas elas.
“Ciro inventa que sou um ‘testa de ferro’ de Lula e que seríamos sócios no Instituto Lula, ele com 99% das ações e eu, 1%. O Instituto Lula é uma organização social civil sem fins lucrativos, que nunca organizou palestras pagas. Quem o fez foi a LILS Palestras e Eventos Ltda, empresa perfeitamente legal”, diz Okamotto na nota.
Durante a entrevista, Ciro ainda acusou Lula de manter R$ 20 milhões na conta do instituto para não pagar impostos, além de dizer que o ex-presidente da instituição detém parte do dinheiro e que empreiteiras teriam participação no suposto esquema.
“Nenhuma ilegalidade foi encontrada nas palestras, que seguem o modelo consagrado pelos ex-presidentes americanos, como Obama e Bush, e também pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso”, rebateu.
O pedetista ainda disse que se suas acusações fossem mentira, renunciaria. “Vai na internet e vê, Instituto Lula. Se for mentira, eu renuncio à minha candidatura hoje. Bora, petistas”, prometeu na ocasião.
Em resposta, Okamotto afirmou: “Como mentiu, Ciro já pode renunciar e ficar com a verdade. Se for homem de palavra e não um Pinóquio rancoroso, a oportunidade está dada. Renuncia, Ciro”.
Leia a nota na íntegra:
Renuncia, Ciro! Você mentiu!
O candidato Ciro Gomes foi ao podcast Flow na segunda-feira (26/9) e fez afirmações mentirosas e caluniosas contra o presidente Lula e contra mim. Eis suas mentiras, uma a uma:
Mentira 1 – Sobre “palestras de araque”
Ciro diz que Lula fez “palestras de araque” para ganhar dinheiro e fazer tráfico de influência. Só que não. Lula fez mais de 70 palestras no Brasil e no mundo entre 2011 e 2015, contratado por 41 empresas, entre bancos, firmas de Tecnologia da Informação e telecomunicações, atacadistas e supermercados, construtoras e empresas de energia, de logística e de mídia. Ao todo, Lula fez mais de 200 palestras nesse período. Todas as palestras pagas estão documentadas em https://institutolula.org/as-palestras-de-lula-a-violacao-de-sigilo-bancario-
do-ex-presidente-foi-um-ato-criminoso. O Ministério Público Federal e a Polícia Federal arquivaram o caso após 5 anos de devassa.
Mentira 2 – Sobre delatores das empreiteiras
Ciro mentiu ao dizer que os delatores das empresas denunciadas na Lava Jato afirmaram que houve pagamentos por palestras inexistentes. Não há notícia de que qualquer delator tenha falado isso. Ademais, a denúncia sobre suposta ilegalidade das palestras foi arquivada.
Mentira 3 – Sobre “20 milhões na conta pessoal de Lula”
Ciro cria fake news sobre a conta pessoal de Lula. A verdade é que todas as empresas, e não só empreiteiras, pagaram o mesmo valor por palestra contratada. Nenhuma ilegalidade foi encontrada nas palestras, que seguem o modelo consagrado pelos ex-presidentes americanos, como Obama e Bush, e também pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
Mentira 4 – Sobre Testa de Ferro
Ciro inventa que sou um “testa de ferro” de Lula e que seríamos sócios no Instituto Lula, ele com 99% das ações e eu, 1%. O Instituto Lula é uma organização social civil sem fins lucrativos, que nunca organizou palestras pagas. Quem o fez foi a LILS Palestras e Eventos Ltda, empresa perfeitamente legal, registrada na Junta Comercial de São Paulo e recolhedora de impostos na forma da lei. Aqui não existe testa de ferro. Não há sócio oculto. Tudo é feito às claras. Mentiras são apenas as de Ciro.
Mentira 5 – Sobre o Instituto Lula
Ciro Gomes embaralha os fatos e mente sobre coisas que ele mesmo conhece. O Instituto Lula, onde Ciro Gomes esteve várias vezes, existe há 32 anos, no mesmo endereço, no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Antes de ser o Instituto Lula, a partir de 2011, chamava-se Instituto Cidadania. O Instituto Lula tem diretoria e sócios voluntários.
Ciro Gomes desafiou petistas a fazerem pesquisa no Google e comprovar o que ele disse. Afirmou que se estivesse mentindo, renunciaria a sua candidatura. Então, como mentiu, Ciro já pode renunciar e ficar com a verdade. Se for homem de palavra e não um Pinóquio rancoroso, a oportunidade está dada. Renuncia Ciro!
Paulo Tarciso Okamotto – ex-presidente e diretor do Instituto Lula