Dirigir com o carro desalinhado pode sair mais caro do que você imagina

Dirigir com o carro desalinhado pode parecer um problema menor, mas os custos se acumulam rapidamente. O desalinhamento compromete a estabilidade, aumenta o consumo de combustível e desgasta os pneus de forma irregular e precoce. Em pouco tempo, o valor gasto em novos pneus ou reparos pode superar facilmente o custo de um simples alinhamento.
Além disso, o volante pode puxar para um lado, o que exige mais esforço do motorista e eleva o risco de acidentes, especialmente em curvas e frenagens bruscas. Em viagens longas, esse desgaste físico e mental é ainda maior. E como o desalinhamento afeta a geometria da suspensão, a longo prazo pode gerar problemas em peças como amortecedores e buchas.
O ideal é fazer o alinhamento a cada 10 mil quilômetros ou sempre que passar por buracos fortes, subir em guias ou trocar pneus. Ignorar esse cuidado básico compromete a segurança e pesa no bolso sem necessidade.