Diversidade e Inclusão: XP fecha acordo após polêmica de foto só com pessoas brancas
Em agosto de 2021, uma foto da empresa XP Investimentos repercutiu nas redes sociais pela ausência de pessoas negras além de haver pouquíssimas mulheres. Após a imagem viralizar, a ONG Educafro, que trabalha com a inclusão de profissional e educacional de jovens negros, moveu uma ação civil contra a corretora e escritório Ável Investimentos, credenciado à XP.
Após isso, foi fechado um acordo e não haverá pagamentos por danos morais coletivos pedido pela ONG. A Educafro reconheceu as últimas políticas de diversidade adotadas pela XP e iniciativas ambientais e sociais desenvolvidas pela empresa. A ONG viu que tais ações seriam suficientes para desenvolver mais diversidade. A Ável também deve concluir o plano de letramento em Diversidade e Inclusão que irá implementar, por meio de uma consultoria especializada, já contratada.
No acordo, a Ável terá que criar processos seletivos com vagas exclusivas para negros e mulheres, e também promover a educação profissional para esses grupos visando, com o intuito de capacitação e inserção no mercado de trabalho.
Há o compromisso de atingir equidade de gênero até 2025 na empresa. Atualmente entre os colaboradores, 20% se declaram como negros. Em 2020 eram 17%. O objetivo é chegar a pelo menos 32% de pessoas negras nos próximos três anos. Além de um Comitê de Diversidade e grupos de afinidade para fomentar os debates sobre o tema. A empresa terá que disponibilizar também um canal confidencial para denúncias sobre comportamentos ofensivos de assédio ou discriminatórios, gerido de forma independente.
“Os autores reconhecem, de forma expressa, que a XP Investimentos elabora estratégia e desenvolve ações de curto, médio e longo prazo para a promoção da equidade e inclusão quanto à raça, gênero e orientação sexual, idade e de pessoas com deficiência no âmbito de seu ambiente de trabalho e de seu ecossistema de negócio, implementando e promovendo as melhores práticas de recrutamento, capacitação e treinamento e realizando seu adequado monitoramento, com foco na superação progressiva das metas estabelecidas, reconhecendo a efetividade das iniciativas apontadas (nos autos do processo)”, consta parte do acordo.