Documentário sobre tropa russa na guerra da Ucrânia no Festival de Veneza revolta Zelenski

Personalidades políticas e culturais ucranianas criticaram duramente o documentário “Russians at War”, exibido na sexta-feira (8) no prestigiado Festival de Cinema de Veneza. O filme, que retrata o cotidiano de soldados russos no front ucraniano, foi acusado de ser uma peça de propaganda pró-Moscou, algo que a diretora, Anastasia Trofimova, nega veementemente.
Ela passou meses acompanhando um batalhão russo e colhendo depoimentos sem filtro dos soldados, os quais formaram a base de seu documentário. No entanto, líderes ucranianos afirmam que a obra promove a narrativa russa sobre a guerra.
Em uma mensagem nas redes sociais, o chefe de gabinete do presidente Volodimir Zelenski, Andrii Yermak, classificou o documentário como “vergonhoso” e uma tentativa de normalizar a “propaganda russa” em eventos culturais de prestígio. “Personalidades da cultura russa não têm o direito de trabalhar no mundo civilizado”, afirmou ele.
Em resposta, Trofimova declarou que o documentário é, na verdade, uma obra antiguerra, realizada sob grandes riscos pessoais. “A insinuação de que se trata de propaganda orquestrada pela Rússia é absurda”, defendeu a diretora, que destacou que corre o risco de enfrentar ações criminais na Rússia devido ao seu trabalho.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line