Dodge 1800 SE com mais de 50 anos impressiona pelo estado de conservação e preço

Um exemplar do Dodge 1800 SE, modelo lançado no início da década de 1970 pela Chrysler, voltou a chamar atenção nas redes sociais e entre colecionadores. Com mais de 50 anos de fabricação, o veículo está sendo anunciado à venda em condição praticamente original, incluindo pintura, tapeçaria, rodas e painel. Considerado o primeiro carro compacto produzido pela montadora no Brasil, o modelo se tornou um dos símbolos da transição da Chrysler para o segmento de veículos menores no país.
O exemplar em questão é do ano de 1974, já com a reestilização que marcou a fase mais madura do projeto. A versão SE era a topo de linha na época e trazia diferenciais como acabamento mais refinado, relógio no painel e direção com acabamento esportivo. Segundo o anúncio, o carro passou apenas por uma revisão mecânica, sem alterações estruturais ou restaurações profundas. Até mesmo as rodas originais de aço com calotas cromadas foram mantidas.
O Dodge 1800 foi um projeto ousado da Chrysler para conquistar o público acostumado com modelos menores e econômicos, como o VW Fusca e o Ford Corcel. Mesmo com boas soluções técnicas, o carro enfrentou resistência no mercado devido ao preço mais alto e ao desempenho modesto, o que levou à sua rebatização como Polara em 1976. Hoje, os modelos 1800 bem conservados são raros e valorizados entre colecionadores e entusiastas.
O veículo está sendo vendido por R$ 130 mil, valor considerado elevado, mas justificável pelo excelente estado de conservação e pela raridade do modelo em condições originais. Para muitos colecionadores, trata-se de uma peça histórica do mercado automotivo brasileiro, que representa uma tentativa ambiciosa — e hoje cultuada — da Chrysler de competir em um segmento dominado por gigantes.