Doença pulmonar de João Gordo ‘não tem cura’, explica médica

O músico e apresentador João Gordo, de 60 anos, em 2022 foi diagnosticado com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), uma condição que afeta os pulmões. A pneumologista Maria Cecília Maiorano explicou que a doença é progressiva e, na maioria dos casos, está ligada ao tabagismo. “A condição dificulta a respiração e piora progressivamente. Na maioria dos casos, é causada pelo tabagismo. Não tem cura, mas o tratamento pode controlar os sintomas e retardar a progressão da doença”, afirmou em entrevista à Caras.
A especialista explicou que a DPOC pode se manifestar como enfisema pulmonar, que destrói os alvéolos e prejudica a absorção de oxigênio, ou como bronquite crônica, que inflama os brônquios e reduz a passagem de ar. “Inicialmente, a dificuldade para respirar aparece apenas durante atividades físicas mais intensas, mas, com a progressão da doença, pode surgir até mesmo em repouso”, destacou.
Entre os principais sintomas da DPOC estão falta de ar, tosse crônica e produção de catarro. A médica alertou que muitas pessoas demoram a procurar ajuda por acharem que os sintomas são comuns para fumantes. João Gordo, conhecido por seu trabalho na MTV e na banda Ratos de Porão, segue em tratamento.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line