Apoie o DCM

Dom e Bruno: Univaja contesta investigação após PF descartar mandante

Foto: Reprodução

Após a Polícia Federal divulgar que descartou o envolvimento de organizações criminosas ou mandantes na morte de Dom Phillips e Bruno Pereira, por meio de uma nota, a Unijava (União dos Povos Indígenas do Vale do Javari) contestou a PF.

A entidade afirmou que a PF “desconsidera as informações qualificadas, oferecidas pela Univaja em inúmeros ofícios, desde o segundo semestre de 2021, que apontam a existência de um grupo criminoso organizado atuando nas invasões constantes à Terra Indígena Vale do Javari, do qual ‘Pelado’ e ‘Do Santo’ fazem parte”.

A instituição ressalta também que “as autoridades competentes, responsáveis pela proteção territorial e de nossas vidas, têm ignorado nossas denúncias, minimizando os danos, mesmo após os assassinatos de nossos parceiros, Pereira e Phillips”.

O documento diz ainda que “o grupo de caçadores e pescadores profissionais, envolvido no assassinato de Pereira e Phillips, foi descrito em ofícios enviados ao MPF (Ministério Público Federal), à PF e à Funai (Fundação Nacional do Índio). Descrevemos nomes dos invasores, membros da organização criminosa, seus métodos de atuação, como entram e como saem da terra indígena, os ilícitos que levam, os tipos de embarcações que utilizam em suas atividades ilegais”.

A PF afirmou que, apesar de os dois suspeitos presos não terem agido através de um mandante, o inquérito ainda busca confirmar ou descartar se houve a participação de outras pessoas no assassinato. Porém, a Univaja cobra uma resposta mais concreta e exige a continuidade de um aprofundamento nas investigações.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link