‘Domésticas não vão à Disney a passeio’, diz entidade de trabalhadoras a Guedes

Da Folha:
“O trabalhador doméstico não tem ido à Disney a passeio”, diz Mário Avelino, presidente do Instituto Doméstica Legal, ao contestar fala do ministro Paulo Guedes sobre domésticas.
“Na verdade, muitas trabalhadoras viajam a trabalho, a maioria são babás, com a passagem custeada por seus empregadores, ganhando adicional de viagem, que hoje é garantido por lei. Ficaríamos felizes se essa fosse a realidade de todos os brasileiros, mas não é”, queixa se Avelino.
Na quarta-feira (12), ao comentar o preço do dólar, o ministro da economia Paulo Guedes disse que a moeda com valor alto “é bom para todo mundo” e ao mencionar períodos em que o real esteve mais valorizado, afirmou que empregadas domésticas estavam indo para a Disney, “era uma festa danada”, completou.
“Não tem negócio de câmbio a R$ 1,80. Vamos importar menos, fazer substituição de importações, turismo. [Era] todo mundo indo para a Disneylândia, empregada doméstica indo para a Disneylândia, uma festa danada. Espera aí, vai passear em Foz do Iguaçu, vai passear no Nordeste, está cheio de praia bonita, vai para Cachoeiro do Itapemirim conhecer onde Roberto Carlos nasceu. Vai passear, conhecer o Brasil”, disse ainda Guedes.
(…)