Apoie o DCM

Domésticas respondem a Guedes: ‘Com nosso salário, Disney só se for para servir a família do patrão’

Ministro da Economia, Paulo Guedes
Imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Do Correio Braziliense:

A Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) emitiu uma nota de repúdio à declaração em que o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o dólar alto não era um problema porque estava na fora de parar com a “festa” das empregadas domésticas indo à Disney. A Fenatrad ainda disse que, com o atual salário da categoria, só dá para ir para a Disney se for a trabalho, para cuidar dos filhos dos patrões.

“Com o salário que recebe uma doméstica neste país, a viagem à Disney só ocorre se for acompanhando os empregadores, para tomar conta de seus filhos. Ou seja, a viagem é a trabalho. O salário mal dá para garantir uma cesta básica, nem mesmo financiar um momento de lazer com a sua família”, afirmou a presidente da Fenatrad, Luiza Batista.

Hoje, as empresas domésticas costumam receber um salário mínimo, que foi fixado em R$ 1.045 neste ano de 2020. Mas, lembrou Luiza, mesmo que não tenham condições se presentear com uma viagem à Disney já que o dólar superou os R$ 4,30, podem gastar seu salário como quiserem. “As domésticas contribuem para a economia mundial. Somos representantes da classe trabalhadora, e temos o direito de gastar o dinheiro como desejar”, disse.

(…)