Apoie o DCM

Dona da Ypê é condenada por assédio eleitoral pró-Bolsonaro em 2022

Detergente lava louça da Ypê, amarelo, no centro da foto, com fundo azul
Detergente lava louça da Ypê – Divulgação/Quimica Amparo

A Justiça do Trabalho condenou a empresa Química Amparo, proprietária da marca de detergentes Ypê, por assédio eleitoral devido a uma live favorável ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a campanha eleitoral de 2022. Segundo o Ministério Público do Trabalho (MPT), que ingressou com a ação, a empresa cometeu o crime ao realizar uma transmissão ao vivo para seus funcionários, abordando o “cenário eleitoral pós-1º turno”.

A palestra tinha como objetivo persuadir os eleitores a votarem no então presidente e candidato à reeleição, conforme apontaram os procuradores. A Química Amparo foi condenada em segunda instância a se abster de realizar propaganda eleitoral, sob pena de multa de R$ 100 mil por cada infração.

Em comunicado à Folha de S.Paulo, a empresa afirmou que não comenta processos judiciais em andamento e que o caso ainda será avaliado por instâncias superiores. “A empresa é uma companhia 100% brasileira, apartidária, e que segue acreditando e investindo no país há mais de 70 anos”, declarou.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link