Apoie o DCM

Donos de praia que viralizou no TikTok pedem bloqueio de acesso; entenda

Caló des Moro, em Maiorca, na Espanha. Foto: Reprodução

A praia de Caló des Moro, na ilha de Maiorca, tornou-se foco de conflito após uma explosão de turistas impulsionada por vídeos e fotos nas redes sociais. Os proprietários do terreno, os alemães Maren e Hans-Peter Oehm, solicitaram às autoridades locais, em janeiro, autorização para bloquear o acesso público, alegando degradação ambiental, acúmulo de lixo e ausência de apoio do poder público.

Antes pouco conhecida, a enseada ganhou visibilidade depois de viralizar no Instagram e no TikTok. Em 2024, órgãos de turismo chegaram a incentivar criadores de conteúdo a divulgar áreas menos exploradas da ilha, mas o efeito foi inverso. Na alta temporada, estima-se que cerca de 4 mil pessoas passem diariamente pelo local, pressionando uma área pequena e frágil do ponto de vista ambiental.

Segundo o Diario de Mallorca, os proprietários atuam há anos como zeladores informais da praia, investindo na limpeza, no replantio de vegetação e no combate a fogueiras feitas por visitantes. Moradores relatam o desaparecimento de cerca de seis toneladas de areia a cada três meses, além de lixo acumulado na trilha de acesso, que inclui rochas e 120 degraus íngremes.

A tensão resultou em protestos no ano passado. Em junho de 2024, moradores ocuparam a enseada com faixas como “Vamos ocupar nossas praias” e distribuíram panfletos em inglês e alemão, levando turistas a deixar o local. A ucraniana Kristina Vashchenko, de 20 anos, contou ter conhecido a praia pelo TikTok e decidiu ir embora após a abordagem. “É uma pena, mas entendo que somos hóspedes na ilha deles”, afirmou.

@24sherry24

Its actually pretty sad … #mallorca #calodelmoro #mallorcabeach #socialmediavsreallife

♬ september on crack ft. a recorder (Earth, Wind & Fire – September) – frickin weeb