Apoie o DCM

Doria detona Covas por antecipar feriados em São Paulo sem aviso: “Faltou bom senso”

Do Globo

Bruno covas e Doria

O governador João Doria (PSDB) criticou o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, pela antecipação de feriados na capital sem conversas prévias com o governo estadual e com prefeitos do litoral paulista. O temor é que o feriado prolongado anunciado pela prefeitura de São Paulo cause aglomerações no litoral do estado.

A medida foi anunciada nesta quinta-feira pelo prefeito Bruno Covas, do PSDB, mesmo partido de Doria. Na prática, a prefeitura criou um feriado de dez dias que irá do próximo dia 26 até o dia 4 de abril. Foram antecipados dois feriados municipais deste ano e três do ano que vem. A ocupação de leitos de UTI reservados para Covid-19 na cidade alcançou 90% nos últimos dias e, pela primeira vez desde o início da pandemia, um paciente morreu sem conseguir um leito de UTI em São Paulo. Até esta quinta-feira, havia 475 pessoas aguardando vaga de terapia intensiva na capital paulista.

— As prefeituras têm autonomia para suas decisões e reconhecemos isso. Mas há certas decisões que o bom senso recomenda que sejam compartilhadas com o governo, dado o impacto nas cidades vizinhas. Faltou um pouco de bom senso da prefeitura (da capital) para evitar o mal estar que acabou provocando. Vamos (tentar) reduzir isso ao mínimo possível — afirmou o governador João Doria.

Segundo o governador, o prefeito Bruno Covas foi alertado de que esse tipo de medida deve ser discutida previamente e com outros prefeitos e não anunciada sem esse entendimento. Doria afirmou que recebeu muitas manifestações de prefeitos do litoral e deu razão a eles. (…)