Apoie o DCM

Doria intimida jornalista, pergunta há quantos anos exerce a profissão e diz que ela é petista

 

De Guilherme Balza, na CBN:

Entidades representativas do setor de imprensa condenam a maneira como o prefeito de São Paulo, João Doria, vem tentando desqualificar jornalistas e o trabalho da imprensa profissional quando se aponta falhas ou contradições na gestão dele à frente da prefeitura da capital paulista.

O último episódio ocorreu na segunda-feira passada, quando o prefeito não respondeu aos questionamentos de um repórter da CBN e, em vez disso, tentou constrangê-lo.

‘- Vocé é jornalista há quantos anos? Você é jornalista há quantos anos? Responda!

– Eu não sou a pauta, prefeito, estou lhe perguntando sobre os jatos d’água na Praça da Sé…

– Há quantos anos você é jornalista?’

Por volta de 7h de 19 de julho, no dia mais frio do ano em São Paulo, a reportagem da CBN constatou que moradores de rua tiveram seus pertences molhados durante o trabalho de limpeza por equipes da prefeitura. Os próprios moradores de rua disseram à reportagem que foram molhados. O mesmo fato foi apurado e confirmado por outros órgãos de imprensa.

A ação causou repercussão negativa à prefeitura. Em resposta, Doria divulgou um vídeo nas redes sociais acusando a imprensa de tratar o caso de maneira deturpada e de mentir. A repórter da CBN que testemunhou a ação foi alvo de ataques, calúnias e ofensas nas redes sociais por seguidores de Doria, inclusive o MBL, Movimento Brasil Livre, grupo que apoia o prefeito e muitas vezes tem o conteúdo difundido por Doria nas redes sociais.

Na época, o prefeito regional da Sé, Eduardo Odloak, afirmou que as câmeras da prefeitura comprovavam que os moradores não foram atingidos pela água. A reportagem da CBN, então, pediu à prefeitura, via Lei de Acesso à Informação, os registros das câmeras e constatou que as gravações não mostram o momento da ação de limpeza na Sé, no local onde estavam os moradores de rua. A reportagem mostrou que a prefeitura não podia sustentar a versão de que eles não foram atingidos.

Nesta segunda-feira, Doria não respondeu à pergunta de um repórter da CBN e passou a desqualificar a jornalista que presenciou a ação na Sé, acusando-a de mentir.

‘Evidente que houve uma indução – deixa que eu quero falar, eu quero falar e vou terminar de falar! – quero ser claro para você. Claro porque eu respeito o jornalismo da CBN, mas não respeito o trabalho dessa moça. Primeiro pelo seu passado ideologicamente comprometido com o PT, sua vivência com o PT e a sua falta de equilíbrio para colocar uma matéria que não foi correta. Então, não cabe aqui fazer juízo sobre o prefeito regional, cabe fazer juízo ao trabalho jornalístico dessa repórter, que mentiu e colocou uma informação falsa no site da CBN e na rádio. Estou afirmando, não estou supondo, a repórter mentiu e agiu de má-fé.’

Importante esclarecer que a repórter em questão nunca trabalhou para o PT ou qualquer movimento próximo ao partido. Isso foi um boato espalhado por grupos e veículos que produzem as chamadas “fake news”, ou notícias falsas, e que apoiam João Doria.

Um vídeo desta entrevista da última segunda-feira, que ocorreu dentro da prefeitura, foi divulgado pela página do MBL nas redes sociais, com ofensas aos jornalistas. Mais uma vez, os profissionais foram alvo de ataques pelos seguidores do prefeito e do MBL.

(…)