Apoie o DCM

Doria publica tuítes em tom de desespero sobre lotação das UTIs em São Paulo

Governador João Doria. (Governo do Estado de São Paulo)

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), foi às redes sociais, nesta terça-feira (02), alterar a população sobre a situação “gravíssima” da pandemia de Covid-19 no Estado.

No Twitter, Doria disse:

A situação da pandemia é gravíssima no Brasil. E não é diferente no Estado de SP. Há 11 dias consecutivos estamos batendo recorde de internados em leitos de UTI, número que já é 16% maior do que o pico registrado na 1ª onda, em julho/2020.

Já temos hospitais com 100% de ocupação dos leitos de UTI, parte deles na rede privada. Colapsar a rede de saúde significa que pessoas podem ficar sem atendimento médico. Desde o início da pandemia, adotamos diversas medidas para evitar o colapso da saúde.

Mais do que dobramos o número de novos leitos de UTIs, compramos mais de 3.400 respiradores, contratamos mais médicos e enfermeiros. Porém diante da força dessa nova onda, os esforços não serão suficientes se a população não fizer sua parte.

Doria não mencionou, mas o estado de São Paulo registrou hoje 468 mortes por covid-19, número mais alto desde o começo da pandemia. Com isso, o estado chegou a 60.014 óbitos pela doença, além de já somar mais de 2 milhões de casos confirmados (2.054.867).