Dorinha Duval, primeira Cuca do “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, morre aos 96 anos

A atriz Dorinha Duval, conhecida por interpretar a icônica Cuca na primeira versão do “Sítio do Picapau Amarelo” (1977), morreu nesta quarta-feira (21), aos 96 anos. A notícia foi confirmada pela filha, a atriz Carla Daniel, em suas redes sociais: “É com tristeza, mas alívio que nos despedimos. Mãe, avó, amiga e que nos trouxe bons momentos de alegria para o público brasileiro”.
Dorinha estreou na TV Globo em 1969 e marcou presença em grandes sucessos da dramaturgia brasileira, como “Irmãos Coragem” (1970), “Selva de Pedra” (1972) e “O Bem-Amado” (1973), a primeira novela colorida da emissora. Seu papel mais memorável, porém, foi como a bruxa Cuca no “Sítio”, onde deu vida ao jacaré de cabelos loiros que aterrorizava Narizinho e Emília.
A carreira da atriz foi interrompida nos anos 1980 após ela ser condenada pelo assassinato do marido, Paulo Sérgio Alcântara. Após cumprir pena, dedicou-se às artes plásticas. Ex-esposa do diretor Daniel Filho, com quem teve Carla Daniel, Dorinha deixou um legado na televisão brasileira.
“Era uma artista completa, capaz de transitar entre dramas e personagens infantis com maestria”, lembrou um colega de elenco. Sua interpretação da Cuca continua sendo referência para as gerações que cresceram assistindo às aventuras do Sítio.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line