Dorminhoco? Expedição flagra tubarão raro perto da Antártida

Pesquisadores da Universidade da Austrália Ocidental registraram imagens raras de uma espécie desconhecida de tubarão-dorminhoco durante expedição na Fossa de Tonga, no Pacífico Sul. As filmagens foram feitas a 1.400 metros de profundidade, em águas de 1°C, e acredita-se ser a primeira vez que um tubarão do tipo é filmado tão próximo ao Oceano Antártico. O animal, com cerca de 3,5 metros, foi flagrado abrindo a boca para se alimentar de uma isca.
De acordo com Jessica Kolbusz, do Centro de Pesquisa em Águas Profundas Minderoo, os tubarões-dorminhocos raramente são estudados no Hemisfério Sul. “Eles são frequentemente capturados acidentalmente no Hemisfério Norte, mas pouco se sabe sobre sua biodiversidade e abundância na região”, explicou. A espécie, que pode atingir até sete metros, move-se lentamente para economizar energia em ambientes frios e escuros.
Pouco se sabe sobre esses tubarões, cujo nome deriva do comportamento lento e preguiçoso. Estudos genéticos em andamento buscam determinar quais espécies habitam o Hemisfério Sul. A expedição visa responder questões sobre sua longevidade e características, já que até mesmo a variedade de dentes do indivíduo filmado permanece desconhecida.
