Apoie o DCM

Douglas Belchior defende frente ampla com Lula e Haddad em SP

Veja Haddad e Lula
Fernando Haddad e Lula. Foto: AFP

Douglas Belchior, professor de história e fundador da Uneafro Brasil, escreveu para a Folha de S.Paulo. Defendeu uma frente ampla com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-prefeito Fernando Haddad.

LEIA MAIS:

1 – Estudo aponta que Bolsonaro é o presidente que menos aprova projetos no Congresso

2 – DCM Café da Manhã: No mundo bizarro da direita, Moro vende móveis, Bolsonaro, a Amazônia

3 – VÍDEO – Incêndio consome apartamento na Barra da Tijuca

Douglas Belchior fala de Lula e Haddad

Ele escreveu:

“Temos o desafio e a necessidade de construir uma frente ampla para, no curto prazo, derrotar Jair Bolsonaro nas eleições de 2022 e, no longo prazo, enfrentar o bolsonarismo —feito erva daninha, ele continuará brotando nas esquinas do nosso país.

Se há uma força política trabalhando efetivamente para essa construção e que está dialogando com os diferentes, apesar de tantas feridas ainda abertas, são o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-prefeito paulistano Fernando Haddad e o Partido dos Trabalhadores.

O exercício de construção dessa frente tem se desenvolvido pelo país afora e encontra, em São Paulo, uma discussão acalorada sobre qual seria a candidatura progressista unitária para o governo do estado.

O cenário de devastação em que vivemos deveria significar um choque de realidade suficiente para se perceber que ter um partido forte e estruturado, presente em todo o estado e com base social consolidada, além de um bom e experimentado postulante —acompanhado da candidatura presidencial do principal oponente de Bolsonaro—, são elementos fundamentais para a viabilidade de uma chapa contra o conservadorismo paulista”.

E completa:

“Também sou militante do movimento negro há muitos anos e não me permito relativizar graves erros cometidos pelo PT. As políticas de segurança pública e de drogas, por exemplo, foram adotadas no mesmo período e massacraram nosso povo. Os avanços possíveis foram insuficientes para as demandas históricas num país de herança escravocrata. Nenhum partido, governo ou liderança política foi capaz, até hoje, de responder à altura os desafios de defesa das vidas negras em nosso país. Esse desafio permanece.

O momento histórico, porém, nos cobra responsabilidade. Renovação de lideranças é uma real necessidade das esquerdas, e os partidos do nosso campo tem todo o direito de lançar suas candidaturas. Mas a conjuntura e a correlação de forças não permitem aventuras e arroubos de vaidade. É preciso unidade em torno de um nome. O currículo e o histórico de realizações qualificam Fernando Haddad como o melhor candidato ao governo do estado de São Paulo”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.