Apoie o DCM

Dráuzio Varella aciona MP contra Meta após ter imagem usada em propaganda fake

Dráuzio Varella de camisa social azul clara, falando e gesticulando para a câmera
Dráuzio Varella reclamou de falta de atitude da Meta – Reprodução/YouTube

Dráuzio Varella anunciou que está tomando medidas legais contra a Meta, empresa-mãe do Facebook e do Instagram, devido ao uso indevido de sua imagem em vídeos falsos que propagam notícias enganosas sobre tratamentos médicos. Após mais um caso de sua imagem ser utilizada em um vídeo falso, o médico decidiu incluir o material em uma denúncia já em andamento contra a empresa.

“Já [tinha visto sua imagem em outros vídeos fake]. Na semana passada. Incluí na denúncia que estou fazendo no Ministério Público e no processo que estou movendo contra a Meta”, afirmou ele ao jornal O Globo. Estima-se que sua imagem tenha sido utilizada em cerca de 40 vídeos adulterados. “Eles estão ganhando dinheiro com isso e não estão nem aí”, reclamou.

Varella relatou que há bastante tempo recebe vídeos onde sua imagem é utilizada para promover tratamentos falsos. Ele e sua equipe estão catalogando esses vídeos como parte dos esforços para pressionar as redes sociais a combaterem a disseminação desse tipo de conteúdo enganoso.

O médico ressalta que esses vídeos falsos representam um crime contra a saúde pública, pois enganam as pessoas ao promoverem produtos como vitaminas e medicamentos sem eficácia comprovada. Ele observa que as plataformas vinculadas à Meta têm uma incidência muito maior de casos de uso indevido de sua imagem em comparação com outras como YouTube e TikTok, que têm sido mais receptivas às denúncias.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link