Dráuzio Varella aciona MP contra Meta após ter imagem usada em propaganda fake

Dráuzio Varella anunciou que está tomando medidas legais contra a Meta, empresa-mãe do Facebook e do Instagram, devido ao uso indevido de sua imagem em vídeos falsos que propagam notícias enganosas sobre tratamentos médicos. Após mais um caso de sua imagem ser utilizada em um vídeo falso, o médico decidiu incluir o material em uma denúncia já em andamento contra a empresa.
“Já [tinha visto sua imagem em outros vídeos fake]. Na semana passada. Incluí na denúncia que estou fazendo no Ministério Público e no processo que estou movendo contra a Meta”, afirmou ele ao jornal O Globo. Estima-se que sua imagem tenha sido utilizada em cerca de 40 vídeos adulterados. “Eles estão ganhando dinheiro com isso e não estão nem aí”, reclamou.
Varella relatou que há bastante tempo recebe vídeos onde sua imagem é utilizada para promover tratamentos falsos. Ele e sua equipe estão catalogando esses vídeos como parte dos esforços para pressionar as redes sociais a combaterem a disseminação desse tipo de conteúdo enganoso.
O médico ressalta que esses vídeos falsos representam um crime contra a saúde pública, pois enganam as pessoas ao promoverem produtos como vitaminas e medicamentos sem eficácia comprovada. Ele observa que as plataformas vinculadas à Meta têm uma incidência muito maior de casos de uso indevido de sua imagem em comparação com outras como YouTube e TikTok, que têm sido mais receptivas às denúncias.
? Drauzio Varella acionou o MP após a Meta ignorar seu contato sobre propagandas falsas usando sua imagem.
O médico afirmou que já catalogou mais de 40 anúncios usando sua imagem com IA para vender medicamentos que põem em risco a saúde pública.
"Eles estão ganhando dinheiro… pic.twitter.com/CidqSDBDV5
— Sleeping Giants Brasil (@slpng_giants_pt) April 22, 2024