Drogas vendidas em festas gays poderiam anestesiar 184 mil animais, diz polícia

A Polícia Civil do Distrito Federal deflagrou nesta quarta-feira (6) a Operação Nêmesis para desarticular uma quadrilha que desviava cetamina, anestésico de uso veterinário, para uso recreativo em festas gays. Mais de 4 mil frascos da substância foram apreendidos em clínicas, agropecuárias e distribuidoras de medicamentos em cidades de Minas Gerais e no Entorno do DF. A quantidade seria suficiente para anestesiar cerca de 184 mil animais, incluindo 80 mil cães, 100 mil gatos ou 4 mil cavalos.
As investigações revelaram que os suspeitos adulteravam receitas e notas fiscais para legalizar a venda dos frascos no mercado clandestino. Os envolvidos poderão responder por tráfico de drogas, associação para o tráfico e falsificação de documento particular. Materiais como documentos, celulares e computadores foram apreendidos e serão analisados em conjunto com provas já obtidas, incluindo quebras de sigilo autorizadas pela Justiça.
Conhecida como “Special K”, a cetamina tem ganhado espaço como droga recreativa por seus efeitos alucinógenos e dissociativos. O uso abusivo da substância já foi relacionado a mortes de figuras públicas, como Didja Cardoso e o ator Matthew Perry. A operação contou com apoio do Ministério da Agricultura e da Polícia Civil mineira e segue em andamento com novas diligências.