Drone turco transmite ao vivo buscas por helicóptero de presidente do Irã

As buscas pelo helicóptero que transportava o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, já duram mais de 12 horas e contam com a ajuda de um drone turco. O drone Bayraktar Akınci, operado pela Força Aérea da Turquia, está transmitindo as imagens da área de busca em tempo real para a Agência Turca Anadolu.
A transmissão no X (antigo Twitter) está sendo acompanhada por mais de 3 milhões de pessoas. Nas imagens, é possível ver a grande concentração de neblina – o que tem dificultado o acesso das equipes de buscas.
O presidente do Irã retornava de uma viagem oficial ao Azerbaijão quando a aeronave enfrentou dificuldades devido o mau tempo e caiu entre as cidades de Varzaqan e Jolfa. Além de Raisi, estavam a bordo o ministro das Relações Exteriores do Irã, o governador da província iraniana do Azerbaijão Oriental e o líder religioso Hojjatoleslam Al Hashem.
Equipes de resgate localizaram o local exato da queda, segundo a Agência de Notícias da República Islâmica (Irna). O mau tempo, no entanto, atrapalha as buscas. O horário também complica o trabalho dos socorristas – já é madrugada de segunda-feira (20) no Irã.
Veja:
AKINCI İHA, İran semalarında İran Cumhurbaşkanı Reisi ve heyetini arama kurtarma çalışmalarına destek veriyor https://t.co/ovXnx13UcY
— AA Canlı (@AACanli) May 19, 2024