Apoie o DCM

Drones causam desvio de voos em Guarulhos e fecham aeroporto

Aeronave da Gol estacionada no Aeroporto Internacional de Guarulhos durante a noite – Foto: Reprodução

Na noite de quarta-feira (11), a presença de drones na região do aeroporto de Guarulhos interrompeu pousos e decolagens. O primeiro registro foi feito às 21h27 pelo voo Gol 2127, que avistou um drone durante a aproximação. A GRU Airport suspendeu as chegadas e, pouco depois, as decolagens também foram interrompidas. Um controlador de tráfego confirmou ter visualizado um equipamento com binóculos, e outro piloto relatou: “Provavelmente ele está filmando a aproximação final”.

Às 23h17, as decolagens foram retomadas, mas o aeroporto voltou a ser fechado às 23h28 por mais 11 minutos. A liberação total aconteceu às 23h18, após o helicóptero Águia da Polícia Militar sobrevoar a área sem localizar os drones. Segundo o site Aeroin, 28 voos foram desviados para aeroportos de Campinas, Curitiba, Confins, Galeão e Ribeirão Preto até as 22h40.

Passageiros relataram transtornos, como atrasos e dificuldade para obter informações. “Eu iria para Cuiabá às 23h50. Agora, só amanhã”, disse Jeferson Souza. Uma passageira contou que seu voo foi desviado para Ribeirão Preto e, sem transporte até São Paulo, só conseguiu hospedagem após reclamar. As filas e insatisfação aumentaram no terminal durante a noite.