Apoie o DCM

Duas cidades de SC são alvos de investigações em nova fase da Operação Mensageiro

Policiais militares durante ações da “Operação Mensageiro”. (Foto: Reprodução)

A Operação Mensageiro, que investiga um esquema de fraudes em licitações, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro em contratos de coleta e destinação de lixo, abastecimento de água e iluminação pública, teve uma nova fase deflagrada nesta segunda-feira (29). A ação ocorreu em duas cidades de Santa Catarina, no Norte do Estado e na região da Foz do Rio Itajaí.

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e o Grupo Especial Anticorrupção (GEAC) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) cumpriram quatro mandados de prisão preventiva e dezenove mandados de busca e apreensão em locais relacionados ao esquema investigado. Além de agentes públicos e privados, a operação também mirou órgãos públicos. Uma das ordens de prisão foi cumprida em São Paulo.

De acordo com informações da colunista Dagmara Spautz, um dos alvos da nova fase é o deputado estadual Emerson Stein (MDB), ex-prefeito de Porto Belo, no Litoral Norte de Santa Catarina. Mandados de busca e apreensão foram expedidos contra ele. Além disso, houve mandados de prisão contra o prefeito de São João do Itaperiú, Clezio Fortunato (MDB), e o vice-prefeito, Jaime Antônio de Souza (PL).

O Ministério Público de Santa Catarina informou que a operação desta segunda ocorreu após mais de um ano de investigações, com análises de evidências, depoimentos de testemunhas e investigados. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prestou apoio no cumprimento das ordens judiciais. As investigações seguem em sigilo, mas os desdobramentos indicam possíveis novos crimes em contratos de prestação de serviços nos dois municípios catarinenses alvos da operação. As prefeituras de São João do Itaperiú e Porto Belo emitiram notas oficiais afirmando que estão colaborando com as investigações e aguardando o andamento dos processos.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link