Ducha de água fria no PL: pesquisa coloca Ramagem 30 pontos atrás de Paes no RJ

Uma pesquisa recente enviada aos integrantes do PL trouxe más notícias sobre a corrida eleitoral no Rio de Janeiro. Realizado no final de abril, o levantamento revelou uma diferença de mais de 30 pontos nas intenções de voto entre Alexandre Ramagem, candidato de Jair Bolsonaro à prefeitura, e Eduardo Paes (PSD). A informação é do jornal O Globo.
Esse resultado acendeu um alerta e impulsionou movimentos para acelerar a campanha de Ramagem. Conversas recentes do deputado federal com o marqueteiro Paulo Vasconcelos, que trabalhou com o governador Cláudio Castro em 2022, indicam a possibilidade de assumir a campanha do candidato.
Apesar dos esforços para minimizar o impacto da pesquisa, a equipe de Ramagem não conseguiu evitar o reconhecimento da situação desfavorável. Atribuem o desempenho aquém do esperado ao fato de seu nome não ter sido diretamente associado ao de Bolsonaro na pergunta dirigida aos entrevistados.
A eleição no Rio de Janeiro é estratégica para o clã Bolsonaro e para o PL, visto ser o reduto eleitoral do ex-presidente. Embora o senador Flávio Bolsonaro tenha considerado uma candidatura, foi vetado pelo pai. Há o temor de que uma derrota na capital possa minar significativamente o capital político do grupo, reforçando a relutância em permitir que os filhos concorram a cargos executivos.