Dudu é suspenso em 6 jogos por fala misógina contra presidente do Palmeiras

O atleta Dudu, do Atlético-MG, foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com seis jogos de suspensão e multa de R$ 90 mil por postagens ofensivas contra Leila Pereira, presidente do Palmeiras. A decisão, que tem caráter imediato, já o tira do jogo contra o Palmeiras no próximo domingo pelo Brasileirão, mas ainda cabe recurso ao Pleno do tribunal.
O jogador foi enquadrado no artigo 243-G do CBJD, que prevê punição por atos discriminatórios, especialmente contra mulheres. Nas redes sociais, Dudu escreveu “VTNC” para Leila em um story e insinuou que “todo mundo sabe como ela chegou a ser presidente do Palmeiras”. Durante o julgamento, Leila afirmou: “Não tenho dúvida que fui vítima de misoginia”.
A presidente do Palmeiras criticou ainda a ausência de Dudu na sessão disciplinar. O atacante enviou um vídeo pedindo desculpas genéricas “a todas as mulheres que se sentiram ofendidas”, sem mencionar diretamente Leila. A relatora do caso, auditora Renata Baldez, considerou as provas suficientes para a condenação.