Apoie o DCM

Dupla Infecção por covid e gripe já é realidade e ganha nome: flurona

Veja o coronavírus
Coronavírus. Foto: Wikimedia Commons

Israel registrou o primeiro caso de “flurona” (“flu” de influenza + “rona” de coronavírus), uma infecção dupla por gripe e Covid-19, diz o jornal O Globo.

Médicos, no entanto, acreditam que podem haver mais infecções duplas do tipo no país, apesar de essa ter sido a primeira oficialmente documentada.

O fato ocorreu depois que o ministro da Saúde de Israel disse na última sexta-feira que o país está estendendo sua oferta de uma quarta dose de vacina para idosos em instituições de cuidados.

LEIA MAIS:

1 – Campanha de Moro quer advogado especializado em combate às fake news

2 – Fora da Globo, Faustão apresenta programa com seu filho

3 – Boulos diz feliz Ano Novo e fala seu desejo para 2023; Saiba qual

O que é flurona?

Os relatórios locais disseram que a paciente que está com a rara mistura de doenças é uma jovem grávida. Está internada em um hospital com sintomas leves.

As autoridades de Saúde israelenses estudam o caso de “flurona” para entender se essa combinação de doenças causa maior gravidade ao paciente. “Ela foi diagnosticada com gripe e coronavírus assim que chegou”, disse o diretor do departamento de ginecologia do Hospital Beilinson na cidade de Petah Tikva, Arnon Vizhnitser.

O professor Arnon Vizhnitser falou sobre o assunto ao jornal local Hamodia: “Ambos os testes deram positivo, mesmo depois de verificarmos novamente. A doença é a mesma. Elas são virais e causam dificuldade para respirar, pois ambos atacam o trato respiratório superior”, explicou dizendo que a mulher deve receber alta na quinta (6).

O médico ainda afirma que casos de mulheres grávidas com gripe tem sido frequentes no hospital. “É definitivamente um grande desafio lidar com uma mulher que chega com febre no parto. Isso é especialmente desafiador quando você não sabe se é coronavírus ou gripe, então você os trata da mesma forma. A maior parte das doenças é respiratória”, relatou.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link