Duvivier rebate ciristas que o atacam por pedir voto em Lula no 1º turno

O humorista Gregorio Duvivier usou as redes sociais para rebater críticas que recebeu após defender que eleitores do pré-candidato Ciro Gomes (PDT) votem em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já no primeiro turno para evitar que as eleições de outubro cheguem ao segundo turno.
Em seu perfil no Twitter, Greg desabafou após ser atacado pelo pedido feito um pouco mais cedo, também na rede social. “Amo que agora pedir pra um eleitor votar em outro candidato é terrorismo eleitoral. Antigamente chamava eleições”, escreveu após um levante de ciristas, que foram contrários ao pedido feito pelo humorista.
Ele também lembrou que a estratégia foi exatamente a mesma feita pelo próprio pedetista em 2018. “Sendo que Ciro passou as eleições de 2018 fazendo precisamente isso, pedindo voto porque tinha mais chance de levar no segundo turno – sem sucesso”, lembrou durante o desabafo.
O pedido de Gregório faz sentido, já que pesquisas recentes mostraram que, sem Ciro na disputa, Lula tem ainda mais chances de liquidar a fatura já no primeiro turno. Levantamento da Genial/Quaest mostrou exatamente esta migração de votos, quando o nome de Ciro é retirado, o petista vence com folga ainda no primeiro turno.
Ainda que ele não saia, no entanto, números mostram Lula com chances de vencer no primeiro turno. A XP/Ipespe apresentou os últimos resultados nesta semana e mostram que ele tem 48,8% dos votos válidos, na margem de erro para evitar o segundo turno.
Sendo que Ciro passou as eleições de 2018 fazendo precisamente isso, pedindo voto porque tinha mais chance de levar no segundo turno – sem sucesso
— Gregorio Duvivier (@gduvivier) May 14, 2022