“É crime”: Gleisi pede investigação contra BC após denúncia de manipulações em relatórios

A deputada federal Gleisi Hoffmann, presidenta do Partido dos Trabalhadores (PT), manifestou-se na última sexta-feira (11) sobre a denúncia de manipulação do relatório Focus, divulgado pelo Banco Central. Segundo Pedro Cerize, fundador da Skopos Investimentos, gestores de fundos e economistas combinam previamente os resultados do relatório para influenciar decisões da autarquia. “Gravíssima a nova denúncia. É crime e tem que ser investigado”, escreveu no Bluesky.
Cerize revelou a suposta fraude durante o evento Convex Day 2024, apontando que o mercado financeiro organiza grupos para “ajustar” o relatório e direcionar as decisões do BC. “Eles já sabem o que fazer. Essa é a grande farsa que ninguém expõe”, criticou o gestor.
Ele também questionou a credibilidade do Banco Central, comparando-o com o Federal Reserve (FED), o banco central dos EUA, que, segundo ele, nunca descumpre anúncios sobre corte de juros, algo que o BC brasileiro fez três vezes.
Gravíssima a nova denúncia de que o relatório Focus, do BC, é manipulado pelos agentes do mercado financeiro. Foi o próprio gestor de um desses fundos, Pedro Cerize, da Skopos, que apontou a fraude. É o mercado que manda no BC “autônomo”. É crime e tem de ser investigado.
— Gleisi Hoffmann (@gleisi.bsky.social) October 11, 2024 at 2:13 PM
A denúncia soma-se a uma representação já em andamento no Ministério Público, movida após revelações do economista Eduardo Moreira, do Instituto Conhecimento Liberta (ICL). O MP solicitou ao Tribunal de Contas da União (TCU) a adoção de medidas para identificar possíveis desvios de conduta pelo Comitê de Política Monetária (Copom) na definição da taxa Selic.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line
