E os cubanos foram embora: cerca de 3 mil brasileiros inscritos no Mais Médicos ainda não se apresentaram
A Coluna de Mônica Bergamo na Folha de S.Paulo informa que cerca de 3.000 candidatos que se inscreveram no programa Mais Médicos ainda não se apresentaram nos municípios para os quais foram alocados. O prazo para que comecem a trabalhar termina nesta sexta (14). Foram abertas no total 8.517 vagas.
De acordo com a publicação, os dados foram apresentados nesta quinta (13) para a comissão tripartite que acompanha o programa. Ela é composta por representantes dos municípios, dos estados e da União. Uma segunda questão aflige os gestores: boa parte dos mais de 4.000 médicos brasileiros que já se apresentaram no trabalho pode deixar os cargos a partir de março, quando começam as residências médicas do país.
O alto número de inscritos na primeira etapa do edital aberto para substituir os médicos cubanos chegou a entusiasmar Jair Bolsonaro. Ele chegou a dizer, no Twitter, que “quase 100% das vagas [dos cubanos] já foram preenchidas por brasileiros”. Até agora, 60% delas foram de fato preenchidas. E o futuro ministro da Saúde, Luiz Mandetta, se reuniu nesta quinta (13) com representantes da medicina de SP. Ele visitou o Incor e a Faculdade de Medicina da USP, completa a Folha.