“É um crime”, diz Fernanda Montenegro sobre possível fechamento do Colégio Pedro II; ouça

Publicado em 23 junho, 2021 9:25 pm
Fernanda Montenegro. Foto: Reprodução/YouTube

A atriz Fernanda Montenegro condenou a ameaça de fechamento do Colégio Pedro II, do Rio de Janeiro, devido ao corte de verba realizado pelo governo Bolsonaro. Para Fernanda, “acabar com o Colégio Pedro II é um crime educacional, é um crime”.

A atriz divulgou um áudio em que ressalta a importância da instituição para o país e considerou que “entre tantas desgraças que estamos sofrendo, e mesmo assistindo, incapacitados de uma ação imediata, dada esse vírus. Saber sempre, de mais um fim cultural educacional é um desalento”.

Fernanda, que estudou na instituição, explica que o Pedro II “é um colégio histórico, é um colégio referencial até hoje, na sua estrutura de ensino. Ele foi criado em 1837, foi fundado nessa época pelo regente Feijó que esteve à frente do país, até Pedro II, aos 15 anos, ser coroado. A partir daí, da fundação dele, é um colégio padrão do Brasil sem nenhuma discussão. Lá estiveram como professores Barão do Rio Branco, Euclides da Cunha, Manuel Bandeira, o Aurélio Buarque de Holanda… Historicamente é um absoluto espaço educacional do Brasil, gratuito, ensino gratuito gente, o ensino gratuito! Eu na minha geração, era um colégio referencial absoluto. Eu fiz o meu ginásio e prestei meu exame do art. 99 no Pedro II”.

“Não destruam nossa história, não destruam a nossa educação, não destruam nossa cultura. Seremos um país de que? De Fezes?!”, questiona a atriz. “Por favor, que haja um movimento em torno disso. Estamos parando de cultuar a nossa história, as nossas heranças educacionais, culturais. Não, não se pode permitir. É “dar mão forte à morte”, é se entregar a morte. Temos que viver, temos que nos salvar. Nada, nada salva um país, a não ser a cultura e a educação, ou, a educação e a cultura. Vivem juntas. Uma hora trágica”.

Confira abaixo:

O jornalismo do DCM precisa de você para continuar marcando ponto na vida nacional. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado!