Eclipse da Lua e início da primavera marcam os principais fenômenos de setembro; saiba mais

Setembro reserva grandes atrações no céu noturno, com destaque para o eclipse da Lua no dia 7. Apesar de o fenômeno total ser visível apenas na Ásia, Austrália, Oriente Médio, leste da Europa, leste da África e Antártida, no Brasil ele poderá ser observado de forma penumbral em parte do Sudeste e Nordeste. Ao longo do mês, também estão previstas conjunções celestes que poderão ser vistas a olho nu, como os encontros da Lua com Saturno, Júpiter, Vênus e Marte.
Outro marco importante será o início da primavera no Hemisfério Sul, em 22 de setembro, às 15h19. O equinócio marca a transição das estações e traz dias mais longos e temperaturas amenas. Já no Hemisfério Norte, a data simboliza o começo do outono. Esses períodos são considerados ideais para observações astronômicas, pois costumam apresentar céus mais limpos em várias regiões.
O guia de efemérides astronômicas do Observatório do Valongo, da UFRJ, detalha todos os fenômenos do mês e orienta como localizá-los no céu. Desde 2016, o material é publicado para incentivar a contemplação dos astros e está disponível gratuitamente com mapas e explicações acessíveis. Aplicativos de astronomia também ajudam a acompanhar os eventos em tempo real, facilitando a observação para curiosos e apaixonados pelo espaço.