Eclipse lunar 2025: Lua de sangue poderá ser vista neste domingo (7)

O eclipse lunar total deste domingo (7) pôde ser visto em várias regiões do planeta, mas não no Brasil. Para os interessados, o Observatório Nacional transmitiu o fenômeno ao vivo em seu canal no YouTube, assim como o site TimeandDate, que disponibilizou imagens em tempo real para todo o mundo.
O evento foi observado em partes da Europa, Ásia, leste da África, oeste da Austrália e também na Antártida. O fenômeno ocorre quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, bloqueando a luz solar e projetando uma sombra que dá ao satélite natural um tom avermelhado, conhecido popularmente como “Lua de sangue”.
De acordo com os astrônomos, o próximo eclipse lunar total está marcado para 2 de março de 2026, mas apenas parte dele será visível em território brasileiro. O destaque, no entanto, será em 26 de junho de 2029, quando o país poderá acompanhar um eclipse total em sua totalidade, com duração estimada de 1h42, caso as condições climáticas permitam.
Antes disso, em 21 de setembro, acontecerá um eclipse parcial do Sol, visível somente na Antártida. Pesquisadores lembram que sempre que há um eclipse lunar, ocorre também um solar em datas próximas. Em março deste ano, por exemplo, os brasileiros puderam acompanhar um eclipse total da Lua, enquanto em outras regiões do globo o evento não foi observado.