Apoie o DCM

Eclipse solar histórico vai escurecer o dia por 6 minutos; saiba quando

Eclipse solar. Foto: Reprodução

O dia vai virar noite em 2 de agosto de 2027. Na data, ocorrerá o eclipse solar total mais longo do século XXI, com até 6 minutos e 22 segundos de escuridão completa, fenômeno que vem sendo chamado de “o eclipse do século” por sua duração excepcional. Durante a totalidade, a Lua cobrirá totalmente o Sol, criando um efeito semelhante a um crepúsculo de 360 graus.

A fase total do eclipse poderá ser vista apenas em uma faixa estreita do planeta, que atravessará dez países: Espanha, Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia, Egito, Sudão, Arábia Saudita, Iêmen e Somália. Em outras regiões da Europa, da África e do sul da Ásia, o fenômeno será visível de forma parcial. A largura da faixa de totalidade será de cerca de 258 quilômetros, estendendo-se por mais de 15 mil quilômetros sobre a superfície da Terra.

A longa duração do eclipse se explica pelo fato de a Lua estar em seu ponto mais próximo da Terra, o chamado perigeu, o que amplia a área e o tempo de cobertura total do Sol. Um eclipse solar ocorre quando a Lua, a Terra e o Sol se alinham, permitindo que a sombra da Lua bloqueie total ou parcialmente a luz solar. Esse tipo de alinhamento só acontece em períodos específicos, conhecidos como temporadas de eclipses, que ocorrem duas vezes por ano.