Apoie o DCM

Economista explica alta do dólar após vitória de Trump

Dólar amanheceu em alta nesta quarta (6). Foto: Getty Images

O dólar amanheceu em alta nesta quarta (6), com a moeda para turismo chegando ao nível de R$ 6 na manhã de hoje, após a vitória de Donald Trump nas eleições dos Estados Unidos. Durante a tarde, houve um recuo, mas a tendência é que continue se valorizando em todo o mundo.

O economista Márcio Garcia, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), explica que há uma preocupação com a economia americana e que as medidas de Trump implicam num aumento da inflação, fazendo o Fed (o Banco Central americano) parar de reduzir juros ou diminuir o ritmo da queda. “Tudo isso implica em dólar forte”, afirmou em entrevista à coluna de Míriam Leitão no jornal O Globo.

Ele aponta que o cenário, em qualquer outra economia, derrubaria a moeda, mas no caso dos Estados Unidos é diferente, já que eles possuem “a moeda de reserva”.

“Os Estados Unidos têm a moeda de reserva, então consequentemente ninguém está pensando nisso a curto prazo. Pelo menos os mercados não estão precificando isso como se diz no jargão. É a lógica de tem mais impulso fiscal, tem mais inflação, juros mais altos, dólar mais forte, commodities em baixa. Isso é um cenário que para nós é muito ruim”, prossegue.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line