Apoie o DCM

Editora L&PM perde cerca de 40 mil livros em enchente de Porto Alegre

Depósito da editora L&PM alagado em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Foto: reprodução

As chuvas em Porto Alegre afetaram gravemente a estrutura de trabalho da editora L&PM, impedindo a equipe de acessar tanto o escritório quanto o depósito de livros. O diretor Ivan Pinheiro Machado, que comparou a situação a um “apocalipse”, estima a perda de 30 mil a 40 mil livros devido ao alagamento, que atingiu cerca de um metro de altura.

“São 49 anos de trabalho, 900 mil livros no estoque, mais de 2 mil título ativos, e ainda não sei quanto vamos perder porque não consigo entrar no depósito. Só chego lá de barco”, disse Machado em entrevista à Folha de S.Paulo. A umidade ameaça também os computadores e o sistema financeiro, gerando preocupações sobre o faturamento da empresa.

A editora está buscando enfrentar o prejuízo por meio de renegociações com fornecedores. Os lançamentos recentes continuam sendo vendidos por meio da distribuidora Catavento, localizada em São Paulo e outros estados.

A L&PM, fundada em 1974, é reconhecida por sua coleção de quadrinhos e clássicos de bolso, além de ter publicado renomados autores como Luis Fernando Veríssimo e Eduardo Galeano, além de trabalhos importantes de opositores da ditadura militar.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link