Apoie o DCM

Editora recebe xingamentos por publicar livro ‘Comunismo para Crianças’

Reportagem de Maria Luísa Barsanelli na Folha de S.Paulo informa que, após o anúncio de que publicaria no Brasil uma edição de “Comunismo para Crianças”, a Três Estrelas, selo editorial do Grupo Folha, recebeu uma série de reclamações e xingamentos. O livro da alemã Bini Adamczak, lançado no país da autora em 2004, explica o comunismo por meio de uma linguagem simplificada, distante do tom acadêmico, mas não é exatamente voltado a crianças. O título é uma brincadeira, explica a Folha.

O jornal afirma que o texto vem com ilustrações de pequenas revolucionárias em seu despertar político. Uma edição americana causou rebuliço quando saiu nos EUA, no ano passado. Corria o boato de que o livro ensinava crianças a gerenciar gulags, os campos de trabalho forçado da União Soviética, imitar ditadores e destruir o Ocidente.

Aqui, a Três Estrelas recebeu uma dezena de mensagens de repúdio e xingamentos na sexta (23), por email e redes sociais, além de duas ligações, uma à editora e outra à sua assessora de imprensa. Na mesma data, o site Terça Livre publicara um vídeo em seu canal no YouTube no qual falava do livro, usando fotos de massacres soviéticos. Ao final, dava os contatos da editora e de sua assessoria.

A reportagem diz que o lançamento já havia sido anunciado no dia 16 de junho pela coluna de Lauro Jardim, no jornal O Globo, e também pelo site da Três Estrelas.

Livro “Comunismo para Crianças”. Foto: Reprodução