Editoras se negam a fazer negócios com a Livraria Cultura mesmo após reabertura; entenda

A Livraria Cultura reabriu discretamente uma nova loja em São Paulo, localizada em um casarão no bairro Higienópolis, seis meses após o fechamento de sua unidade no Conjunto Nacional. A nova loja, inaugurada em 22 de outubro, tem um acervo reduzido e desorganizado, com foco em títulos de autoajuda e literatura comercial, mas poucos lançamentos. No entanto, editoras e distribuidores do setor continuam cautelosos e relutam em retomar negócios com a Cultura, que permanece em recuperação judicial desde 2018.
Profissionais do mercado editorial afirmam que a Cultura ainda enfrenta problemas de confiança, devido a dívidas acumuladas e à manutenção da mesma gestão. Um editor afirmou que seria “irresponsável voltar a fornecer para um grupo em que não confiamos”, e outro mencionou que a empresa “tem zero chances de conseguir livros diretamente com os editores”.
A Livraria Cultura também está em contato com distribuidores, oferecendo um sistema de pagamento no qual parte das vendas vai diretamente para a conta do fornecedor, mas a aceitação ainda é limitada. Além da unidade de Higienópolis, há planos de abrir uma nova loja em Pinheiros até o final do ano e um ponto de venda na futura loja do Magazine Luiza no Conjunto Nacional.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line