Apoie o DCM

Eduardo Cunha é comparado a protagonista de House of Cards

Do site do PSOL:

Em sua edição de 15 de março deste ano, a revista IstoÉ trouxe uma capa que compara Eduardo Cunha ao personagem Francis Underwood, da série norte-americana House of Cards, interpretado pelo ator Kevin Spacey. Fazendo a analogia, a matéria nomeou Cunha de “sabotador da República” e mestre na arte da chantagem.

“Francis J. Underwood, o protagonista da série ‘House of Cards’ interpretado pelo ator Kevin Spacey, é um ambicioso senador que, sentindo-se traído pelo presidente dos EUA, inicia um ardiloso plano de vingança. O jogo bruto de Underwood, que se tornou o símbolo máximo de político inescrupuloso, parece ter se materializado em Brasília nas últimas semanas. Na versão nacional, o papel de vilão vem sendo desempenhado, sem o charme do ator Kevin Spacey, pelo líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ)”, afirma o trecho inicial da matéria.

O longo texto explica a série de jogadas desempenhadas pelo atual candidato à Presidência da Câmara para atingir os seus objetivos e interesses, passando por cima, inclusive, sem qualquer constrangimento, daqueles que, para fora, são vistos como seus aliados e como parte da mesma bancada. Explica, passo a passo, a sua briga por poder no Congresso.

O peso e o poder de articulação que deputados como Eduardo Cunha vem ganhando cada vez mais, dentro de um Congresso que será ainda mais conservador a partir de 2015, apontam que os desafios dos cinco deputados do PSOL eleitos serão ainda maiores a partir do ano que vem. “Eduardo Cunha representa o que há de pior no mito da governabilidade. Imaginar que o Brasil precisa de um lobista como presidente da Câmara e que isso garante estabilidade à democracia brasileira, é uma piada de muito mal gosto”, critica o secretário Nacional de Comunicação do PSOL, Juliano Medeiros.