Efeito sanfona pós-Ozempic: o que fazer em caso de reganho de peso

O uso de medicamentos sintéticos como Ozempic e outros à base de GLP-1 tem mostrado bons resultados no controle de peso, mas, quando interrompido, pode causar o temido efeito sanfona, fenômeno comum em processos de emagrecimento. Especialistas alertam que a interrupção dessas medicações pode ser feita sem a necessidade de um desmame gradual, mas exige a continuidade de práticas saudáveis.
À Folha de S.Paulo, a endocrinologista Alessandra Rascovski afirmou que a interrupção do tratamento pode desregular os hormônios que controlam a fome e a saciedade, além de afetar a queima calórica. Esse desequilíbrio, quando o paciente ganha peso novamente, resulta em uma diminuição do gasto metabólico basal, o que pode dificultar ainda mais a perda de peso a longo prazo.
Ela aponta que o essencial é controlar o processo para evitar o agravamento da obesidade em caso de reganho de peso e que, em alguns casos, como após cirurgia ou período sem exercícios, a retomada intermitente da medicação pode ajudar a estabilizar o peso e permitir a continuidade da mudança de estilo de vida.
Rascovski lembra que, apesar dos efeitos positivos dos medicamentos no controle de peso, os estudos de aprovação desses tratamentos reforçam a importância da manutenção do uso em conjunto com mudanças no estilo de vida. Isso inclui a adoção de hábitos saudáveis, como a terapia cognitivo-comportamental, e uma avaliação completa do paciente para garantir um tratamento eficaz e sustentável.