Apoie o DCM

Efeito Trump: americanos criam bairro só para brancos, sem negros, gays ou judeus

Eric Orwoll, cofundador da comunidade Return to the Land, em Ravenden, no Arkansas, EUA – Foto: Reprodução

Um grupo de norte-americanos brancos está construindo uma comunidade isolada chamada Return to the Land, em Ravenden, no Arkansas, onde apenas pessoas brancas e heterossexuais podem viver. Segundo o cofundador Eric Orwoll, os candidatos passam por entrevistas, checagem de antecedentes e até análise de ancestralidade para comprovar que se enquadram nas regras. “Ver alguém que não se apresenta como branco pode nos levar, entre outras coisas, a não admitir essa pessoa”, afirmou.

O empreendimento, que já conta com cerca de 40 moradores, levantou suspeitas de violar a Lei de Moradia Justa de 1968, que proíbe discriminação racial. O procurador-geral do Arkansas abriu uma investigação, enquanto organizações como a União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU) classificaram a iniciativa como ilegal.

Apesar da pressão legal, os fundadores insistem que têm respaldo para operar como associação privada. Orwoll afirmou que este é “o momento oportuno” para criar o bairro, aproveitando a postura do Donald Trump, que promove a reversão de políticas de diversidade, além de oferecer perdão a supremacistas brancos.