Apoie o DCM

“Eleições em 33 países já acabaram”, informa o TRE-DF

Roberval Belinati, presidente do TRE-DF. Foto: TRE-DF

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), Roberval Belinati, apresentou durante coletiva de imprensa na manhã deste domingo (2) novos dados sobre as eleições que ocorrem no exterior. O TRE-DF é responsável pela organização das eleições antes do processo se iniciar fora país.

A votação teve início nesse sábado (1), e teve 697 mil brasileiros cadastrados para votar segundo o órgão.

Belinati afirmou que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pediu para que os resultados oficiais não fossem divulgados antes do balanço oficial do órgão, marcado para ser apresentado às 17h.

Perguntando sobre a apuração da Nova Zelândia divulgada, ele afirmou que “o resultado que está aqui no meu celular reflete o resultado das pesquisas eleitorais. Elas estão retratando a verdade, pelo menos no exterior”. O desembargador ainda disse que “eleições em 33 países já acabaram”, se referindo a países como China, Austrália, Coreia do Sul, entre outros.

Até este domingo, 50 urnas eletrônicas quebraram em 15 países. A lista dos países não foi divulgada. Belinati explicou que, em casos semelhantes, a votação segue em cédulas de papel.

Ainda segundo o presidente do TRE-DF, foram depositados R$ 10 milhões no Ministério das Relações Exteriores (MRE) para organização das eleições no exterior.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link