“Eleições em 33 países já acabaram”, informa o TRE-DF

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), Roberval Belinati, apresentou durante coletiva de imprensa na manhã deste domingo (2) novos dados sobre as eleições que ocorrem no exterior. O TRE-DF é responsável pela organização das eleições antes do processo se iniciar fora país.
A votação teve início nesse sábado (1), e teve 697 mil brasileiros cadastrados para votar segundo o órgão.
Belinati afirmou que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pediu para que os resultados oficiais não fossem divulgados antes do balanço oficial do órgão, marcado para ser apresentado às 17h.
Perguntando sobre a apuração da Nova Zelândia divulgada, ele afirmou que “o resultado que está aqui no meu celular reflete o resultado das pesquisas eleitorais. Elas estão retratando a verdade, pelo menos no exterior”. O desembargador ainda disse que “eleições em 33 países já acabaram”, se referindo a países como China, Austrália, Coreia do Sul, entre outros.
Até este domingo, 50 urnas eletrônicas quebraram em 15 países. A lista dos países não foi divulgada. Belinati explicou que, em casos semelhantes, a votação segue em cédulas de papel.
Ainda segundo o presidente do TRE-DF, foram depositados R$ 10 milhões no Ministério das Relações Exteriores (MRE) para organização das eleições no exterior.