Apoie o DCM

Elián González, disputado pelos EUA, toma posse como deputado em Cuba

Elián González – Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (19), Elián González toma posse como deputado da Assembleia Nacional de Cuba como um dos representantes de Cárdenas. Ele ficou conhecido por ter simbolizado na infância, em 1999, a polarização das relações entre EUA e Cuba.

No último mês, em entrevista ao site Juventude Rebelde, Elián disse que, em sua atuação na Câmara, “sempre terá a mão de Fidel em seu ombro”. “Acho que Fidel ficaria orgulhoso”, disse o agora deputado.

“Sei que a formação que tenho, o apoio e a admiração que desfruto do povo de Cuba, inclusive esta responsabilidade, devo a Fidel. Ele me deu uma responsabilidade depois de ter mobilizado o povo para meu retorno à pátria e à minha família: não decepcionar os cubanos. Então devo isso em parte a ele”.

Em 22 de abril de 2000, ele foi retirado à força da casa de seus tios-avós em Miami. Na época, Elián havia sido resgatado na costa da Flórida após o naufrágio de uma embarcação clandestina que tentava chegar em território norte-americano.

Ele sobreviveu à tragédia e acabou sob cuidados dos familiares que viviam em Miami, no entanto, contra a vontade do pai, que vivia em Havana. Após meses de uma briga judicial entre ambos os lados, o menino voltou à Cuba, onde foi recebido pelo próprio Fidel Castro.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link